A cidade de São Mateus do Maranhão deu um importante passo rumo à construção de uma sociedade mais justa e igualitária ao realizar, nesta semana, a 1ª Conferência Municipal de Igualdade Racial, com o tema "Igualdade e Respeito: Reparação e Justiça Social". O evento aconteceu no auditório do CVT e reuniu representantes do poder público, movimentos sociais, lideranças negras, juventude, quilombolas e a sociedade civil.
A conferência teve como objetivo principal promover o debate sobre políticas públicas voltadas à equidade racial, combater o racismo estrutural e fortalecer ações de reparação histórica e justiça social no município. A programação contou com palestras, rodas de conversa, apresentações culturais e a construção de propostas que serão encaminhadas para as etapas estadual e nacional da conferência.
Durante a abertura, autoridades destacaram a importância do evento como espaço de escuta, reconhecimento das lutas da população negra e fortalecimento das políticas de igualdade racial. Em sua fala, a coordenadora do departamento de Igualdade Racial da secretaria de Assistência Social, Glaci Lopes, ressaltou que "o racismo ainda é uma ferida aberta em nossa sociedade e só através do diálogo, da conscientização e da formulação de políticas públicas efetivas conseguiremos avançar na construção de um futuro com igualdade e respeito para todos."
Ao final do encontro, foram eleitos os delegados que representarão São Mateus na 5ª Conferência Estadual, levando consigo as propostas discutidas e aprovadas pelo plenário.
Com essa iniciativa pioneira, São Mateus reafirma seu compromisso com os direitos humanos, o combate às desigualdades e a construção de um município mais inclusivo e democrático para todas as raças, cores e identidades.
ASCOM